Solar

Cada dia que passa fica mais evidente a necessidade de mudanças quando se pensa em energia elétrica. A escassez de chuvas afetando a produção de energia juntamente com uma alta taxa de inflação no setor faz com que a maioria dos consumidores vá em busca de soluções para conseguir diminuir seus gastos com a conta de luz.

É por isso que a SUNTEC investe na sustentabilidade e na energia renovável, buscando levar as melhores soluções ao meio ambiente e aos seus clientes. A empresa desenvolve projetos em parceria com as concessionárias para a mini e micro geração de energia através de painéis solares fotovoltaicos. Esses painéis utilizam a energia solar para transformar em energia elétrica utilizada em toda a casa.

Isso tudo é feito de forma legal e com o respaldo da resolução normativa da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) n° 482, de 17 de abril de 2012, a qual estabelece condições gerais para o acesso de microgeração e minigeração distribuída aos sistemas de distribuição de energia elétrica e explica sobre o sistema de compensação de energia elétrica. Essa resolução permite aos consumidores injetar energia na rede de transmissão e usar essa quantidade injetada quando for necessário, ou seja, a geração excedente gera um crédito.

Essa resolução normativa foi um grande avanço para os sistemas fotovoltaicos, já que os mesmos não precisam mais de acumuladores de energia (baterias) que antes inviabilizam o projeto para consumidores de pequeno porte devido ao seu valor. Além disso, a durabilidade das baterias é muito inferior a dos módulos e dos inversores, e por fim elas prejudicam a sustentabilidade do projeto, pois o seu descarte se torna um problema ambiental devido aos componentes químicos presentes nas mesmas.

Os principais componentes do sistema solar fotovoltaico são dispostos como mostra a figura abaixo:

Os módulos fotovoltaicos são estruturas fabricadas de um material semicondutor (geralmente silício) que são capazes de converter diretamente a luz em energia elétrica através do efeito fotovoltaico. A corrente elétrica gerada por esse método é uma corrente contínua (DC), e nas residências usa-se normalmente a corrente alternada (AC), sendo assim, é necessário o uso de inversores para transformar a corrente contínua gerada pelos módulos em corrente alternada para ser usada nos eletrodomésticos.

A SUNTEC aposta na mais nova tecnologia do mercado que é a utilização de microinversores no lugar de inversores centrais e é pioneira juntamente com suas parceiras na utilização desse equipamento, obtendo grandes vantagens com isso:

  • • Módulos operando independentemente;
  • • Produção 20% maior que os sistemas com inversores convencionais;
  • • Modularidade no sistema;
  • • Maior vida útil dos componentes;
  • • Menor custo de instalação e manutenção.

Não fique para trás desse avanço e solicite agora mesmo o seu orçamento clicando aqui ou contactando-nos em um dos telefones abaixo.

Voltar para soluções